Skip to main content
Blog

Nutrição Bariátrica

By janeiro 30, 2025fevereiro 6th, 2025No Comments

Sendo o procedimento mais indicado para tratamento da obesidadade grave, a cirurgia bariátrica provoca limitação da ingestão alimentar e da absorção de nutrientes, o papel do nutricionista nesse processo se torna fundamental na adequação da alimentação e suplementação que estejam adequadas a essa nova realidade.

O nutricionista se faz presente em todos os processos que envolvem esse tratamento. No pré operatório são realizadas consultas para avaliação antropométrica, planejamento de emagrecimento baseado na composição corporal apresentada, avaliação dietética e prescrição alimentar para perda de peso, aumentando assim segurança cirurgica. Também é realizada avaliação de exames bioquímicos, suplementação das deficiências nutricionais encontradas, orientações relacionadas as mudanças comportamentais e alimentares necessárias para sucesso deste processo e prescrição de dieta específica (dieta líquida) e orientação da dinâmica alimentar dos primeiros dias após a cirurgia.

No pós operatório as consultas incluem orientações de dietas específicas para recuperação cirurgica (dietas pastosa e sólida) e novas consistências alimentares, avaliação da evolução da composição corporal, orientação e educação para prevenção de sintomas indesejáveis como vômitos, desconfortos, avaliação de exames bioquimicos e suplementação direcionada para as necessidades de vitaminas e minerais necessárias. Além disso, é feita individualização da evolução alimentar de acordo com as necessidades e hábitos de vida, acompanhamento da perda de peso para evolução da qualidade do emagrecimento, priorizando a ingestão adequada de proteínas para manutenção de massa magra. Durante todo o plano de tratamento são trabalhadas questões envolvendo mudança de comportamento alimentar que se tornem parte da rotina comum, favorecendo um emagrecimento de sucesso e sem sofrimento, que possa ser mantido a longo prazo, prevenindo riscos futuros de recidiva de peso e deficiências nutricionais.

Leave a Reply