O balão gástrico é um tratamento com duração de 6 a 12 meses. É realizado através de um procedimento endoscópico onde é colocado um balão cujo volume de preenchimento pode variar de 400 a 800ml, o que provoca sensação de saciedade precoce.
Durante este período de tratamento o acompanhamento nutricional é fundamental. O papel do nutricionista é auxiliar o paciente com orientações de preparo para uma colocação segura e facilitada, além de informações e educação nutricional visando o emagrecimento, bem como a manutenção do peso emagrecido após a retirada.
O tratamento nutricional deve ser iniciado previamente a colocação do balão, para que seja realizada orientações de dietas específicas (líquida e pastosa) que serão fundamentais para que haja adapatação ao balão, utilizando também de técnicas que auxiliem a adesão ao procedimento e buscam evitar quadros de desconfortos alimentares e vômitos. A partir daí, concomitantemente são trabalhadas as evoluções de consistência alimentar e questões de educação nutricional que envolvem mudança de comportamento alimentar, através de plano de tratamento que atinja as necessidades nutricionais relacionadas aos objetivos e respeite sempre as individualidades e preferências alimentares de cada pessoa. Ao final do tempo previsto para uso do balão gástrico o acompanhamento nutricional tem como principal objetivo a orientação de dieta especifica para segurança da retirada e prescrição de planejamentos alimentares que favoreçam saciedade, visando manutenção do peso perdido durante o tratamento.